Natural das Barreiras, dedica a vida à escrita e à comunicação

Ana Kandsmar apresentou segundo romance, na Biblioteca Municipal

27-09-2018
Ana Kandsmar apresentou segundo romance, na Biblioteca Municipal
[+] Fotos
Teve recentemente lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “A Lenda do Havn”, segundo romance editado de Ana Kandsmar, escritora natural das Barreiras. O livro encontra-se à venda, estando também disponível na referida biblioteca.

Aquando da abertura da apresentação no Cadaval, ocorrida a 15 de setembro, Fátima Paz, vice-presidente da Câmara, enfatizou o que tem sido a missão da Biblioteca e do Município na promoção dos autores e no incentivo à leitura.

 

Coube a Bruno Kalil Fialho apresentar o livro da escritora cadavalense, afirmando ali estar a convite da autora e na condição de «amigo e seguidor» do seu trabalho, não escondendo o seu particular interesse pela escrita literária.

 

Debruçando-se sobre a “A Lenda do Havn”, o técnico de comunicação camarário definiu a escritora como «diamante bruto das palavras, que não quer ser esculpido» e «um caso sério da escrita literária», a qual classifica de «solta, fluida, rica, arrojada, intensa, magnetizante, surpreendente, marcante», entre outros adjetivos. O também jornalista de formação destacou, ainda, o ritmo e a riqueza vocabular e expressiva de Ana Kandsmar na obra em questão, «parecendo usar todos os recursos que a língua e a linguística têm ao dispor de forma inesgotável, irrepetível, chegando a reinventar-se a cada linha», refere o próprio. Sublinhou, também, o pendor «cinematográfico» deste segundo trabalho da escritora cadavalense, que considerou, também, «verossímil» e bem alicerçado, do ponto de vista histórico e geográfico.

 

Sem querer revelar as "entranhas" da história, Bruno sublinhou a entrega profunda à narrativa por parte da autora, bem como aos personagens e ao sentir de cada um deles. Faz ainda o paralelo do «caráter avassalador» da guerra – pano de fundo do enredo – com a natureza do amor sentido pela protagonista.

 

Ana Kandsmar considerou este seu trabalho (sucessor de “A Guardiã – O Livro de Jade do Céu”) intencionalmente escrito num registo mais realista, não fosse ele dedicado ao centenário do fim da Primeira Grande Guerra. Tendo o seu primeiro livro (já em segunda edição) um cariz mais fantástico e existencialista, a escritora entende que “A Lenda do Havn” vai mais ao encontro do seu "target" de público.

 

A autora reconhece que o rigor e riqueza linguísticos são condições que não menospreza na sua forma de estar na escrita, o que considera serem fatores distintivos, que podem pesar numa boa história, mas nem sempre tidos em conta por quem edita.

 

Aceder a fotorreportagem na página de Facebook da CMC

 


Nota biográfica de Ana Kandsmar

 

Também conhecida por Ana Cristina Pinto, Ana Kandsmar é, em primeiro plano, mãe de um casal de filhos, e desde sempre apaixonada pelas artes da escrita e da comunicação.

 

Natural das Barreiras (Peral, Cadaval), reside atualmente nas Caldas da Rainha, após ter passado por Lisboa e pelo Luxemburgo.

 

Tendo cursado jornalismo no Cenjor, além de jornalista e escritora, é também cronista, bloguista e copywriter.

 

Produção e animação de rádio são outras atividades a que Ana se tem dedicado, conduzindo atualmente o programa “O Som das Letras”, aos sábados, das 17h às 19h, na Rádio Mais Oeste.

 

A par disto, foi também mentora do projeto literário Bee Dynamic Books, agência de divulgação de novos autores.

 

Foi em 2015 que publicou o seu primeiro romance, "A Guardiã – O Livro de Jade do Céu", de cariz histórico e fantástico, reeditado, em 2016, já sob chancela das Edições Mahatma. No mesmo ano, participou, com o conto "Kilimanjaro", na antologia publicada pela editora Capital Books.

 

O seu mais recente trabalho, “A Lenda do Havn”, está disponível nas livrarias do país, podendo ser adquirido, igualmente, nos seguintes sítios online: Wook, Fnac, Bertrand e Edições Mahatma.

 

A autora pode ainda ser acompanhada através no seu blogue (http://oficialanakandsmar.blogspot.com) ou da página oficial de Facebook (@AnaKandsmar).

 

Fonte: SCRP | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.