A obra deverá terminar até início do próximo ano

Câmara Municipal constrói Centro de Saúde do Cadaval

13-06-2017
Câmara Municipal constrói Centro de Saúde do Cadaval
O avanço da obra, junto à central de camionagem [+] Fotos
Encontra-se em curso, na vila do Cadaval, a empreitada de construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar do Cadaval, que conta com um valor de execução na ordem dos 700 mil euros. O novo equipamento tem por intuito melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados primários de saúde no Concelho, estando prevista a sua conclusão no início do próximo ano.

Adjudicada à empresa “Datiben, Construções Unipessoal, Lda.", a obra teve início a 6 de março do corrente, tendo estado suspensa entre 21 de março e 9 de maio por questões técnicas relacionadas com as respetivas fundações. A construção foi, por esse motivo, alvo de uma prorrogação do prazo, tendo o seu término legal passado para 15 de janeiro de 2018, adianta a Divisão de Ordenamento do Território (DOT) da Câmara Municipal.

Assim, ao valor contratualizado em fevereiro, que orçava em cerca de 657 mil euros, acresceu, três meses depois, um contrato adicional de perto de 31 mil euros, destinado a «trabalhos de reforço de fundações», informa a DOT.

A construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar do Cadaval conta com uma comparticipação financeira FEDER de cerca de meio milhão de euros, decorrente de candidatura efetuada pela Câmara Municipal do Cadaval e aprovada pelo Programa Operacional do Centro – Centro2020. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo suporta, por seu turno, a "componente nacional elegível", ao abrigo de contrato-programa celebrado com o Município. Refira-se que esta operação tem por base não apenas a empreitada de construção do equipamento, mas também a elaboração dos respetivos projetos, num investimento global orçado em mais de 800 mil euros.

Recorde-se que, também no ensejo de vencer as desigualdades no acesso aos cuidados primários de saúde, o Cadaval passou, recentemente, a contar com uma Unidade Móvel de Saúde, com enfoque especial na população idosa e de mobilidade reduzida. Pela dispersão geográfica caraterística do território, o Cadaval foi o único concelho do Oeste Sul a ser contemplado com esta medida, de atuação complementar às unidades fixas de saúde concelhias.

Aceder a notícia relacionada

Fonte: S.Com. | CMC