A escrita é uma paixão antiga que já deu alguns frutos

Cadavalense Helena Soares Silva lança livro de poesia, na Biblioteca Municipal do Cadaval

09-10-2019
(Cartaz disponível ao fundo da notícia)
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe dia 12 de outubro, pelas 15h00, o lançamento de um trabalho literário de mais uma conterrânea, de seu nome Helena Soares Silva. “Noites Brancas” é o título do livro de poesia editado por esta ex-atleta e ex-funcionária pública que, desde muito cedo, descobriu a escrita. Venha conhecer este seu trabalho. Participe!

Helena Soares Silva nasceu em Dili, Timor-Leste, no ano de 1962, e reside no concelho do Cadaval (Casais do Peral).

Foi atleta durante toda a sua juventude, tendo sofrido várias lesões que a viriam a condicionar. Dedicou-se à escrita desde muito cedo, mas só depois de se reformar da função pública viria a retomar esta sua forma de arte.

Depois de ter abraçado a poesia como uma paixão, participou em alguns concursos nos E.U.A., obtendo três distinções "Editor's Choice 2007", cujos textos seriam publicados na coletânea "Immortal Verses".

Em 2011, publicou o seu primeiro livro de poesia, intitulado "Do Outro Lado". Em 2012, segue-se "Véus/Veils" (em português e inglês), com poesia dedicada à Luta pelos Direitos da Mulher. Em 2013, publicou um e-book intitulado "O Voo de Íris" e a sua primeira novela, "Tobias e as Águas Claras".

Em 2019, publica outro e-book, "Os Crocodilos Têm Memória", conto dedicado à sua terra natal, Timor-Leste, bem como o livro de poesia "Noites Brancas".

Sobre este último trabalho, Helena verseja, em jeito de sinopse, que «o poeta é um filho de rimas e preconceitos da vida. Que ama tudo e algo mais. Sonhador inveterado, romântico, na medida do impossível. Idolatrado e odiado. Esquecido em prateleiras bolorentas. Amaldiçoado pelos deuses. Filho das dores e partos difíceis das gentes. Filho imaturo, insano. Que na incompreensão aloja todos os pecados do mundo e mais os seus.»

A apresentação no Cadaval acontece no próximo sábado, dia 12, pelas 15h00, nas instalações da Biblioteca Municipal, contando com a participação do prof. Daniel Braga, que declamará algumas das poesias da autora.

Participe, assista!

Cartaz disponível aqui.