Espetáculos, exposição, sessão evocativa, entre outras atividades

Cadaval vai assinalar 44 anos de "Abril" com várias iniciativas

13-04-2018
Cadaval vai assinalar 44 anos de
O Município vai assinalar o 44.º Aniversário do 25 de Abril com um leque variado de atividades, marcadas para dias 18, 19, 22 e 25 e que pretendem relembrar a importância da “eterna” Revolução dos Cravos para a conquista da Democracia em Portugal, procurando promover o incremento da participação cívica na vida social e política. Participe!

As comemorações do 25 de Abril no Cadaval arrancam, alguns dias antes da icónica data, com dois eventos para a camada estudantil. Dia 18, pelas 10h30, realiza-se o espetáculo “A Revolução na Caixa de Costura”, na Biblioteca Municipal e direcionado a alunos dos 3.º, 4.º e 6.º anos. No dia 19, à mesma hora, será a vez dos jovens do 9.º ao 11.º ano assistirem, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária do Cadaval, ao espetáculo “Memórias de Abril”.

Ambos os espetáculos consistem em leituras encenadas e integram o projeto itinerante “Estórias com Asas”, que visa promover o interesse de crianças e jovens pela leitura e pelo teatro, estimulando a imaginação, a criatividade e o sentido crítico. Sensibilizar os mais jovens para a importância do 25 de Abril é, por seu turno, intento da Câmara Municipal.

Dia 22 (domingo), pelas 15h00, inaugura uma exposição do Museu da Guerra Colonial (MGC), intitulada “Guerra Colonial, uma história por contar”. A mostra itinerante, promovida localmente pelo Museu Municipal, consiste, de acordo com o diretor científico do MGC, José Manuel Lages, «numa verdadeira pedagogia da paz». Segundo ele, este projeto foi criado para «dar a conhecer o itinerário do combatente português, preservar memórias desta guerra e divulgar a todos, especialmente aos jovens, o contexto da guerra colonial portuguesa de 1960 a 1974».

Após inauguração, a mencionada mostra ficará patente até dia 4 de maio, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, ficando visitável no horário de funcionamento do edifício da biblioteca e museu, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Sessão solene evocará “Abril”

O insigne dia 25 iniciar-se-á pelas 9h30, com o habitual Hastear da Bandeira, no exterior do edifício dos Paços do Concelho, contando com diversos representantes de entidades oficiais e sendo acessível à comunidade em geral. O içar da bandeira será acompanhado musicalmente pela Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval.

Pelas 10h30, realizam-se as tradicionais Provas de Velocidade (Atletismo), nos escalões Petizes, Traquinas e Benjamins, com inscrições abertas, nas respetivas escolas, até 16 de abril. O evento está apontado para decorrer na Rua N. Sra. da Conceição (lateral à Câmara Municipal). Se o tempo não for favorável, as provas mudarão para o Pavilhão Municipal (junto ao Campo da Feira).

Pelas 10h45, terá lugar, no auditório municipal, a Sessão Evocativa: “44 anos depois do 25 de Abril, o que fazer para promover a participação dos cidadãos nos atos eleitorais”.

O encontro, aberto ao público, contará com a intervenção dos grupos partidários representados na Assembleia Municipal e com moderação a cargo de Rui Viola, diretor do Jornal Região Oeste.

«Sendo o absentismo um problema que temos sentido nos últimos atos eleitorais, considerámos que seria interessante debater esta problemática e perceber as sugestões apresentadas para inverter esta situação», adianta a vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Paz.

Para as 12h15, está prevista, no Jardim dos Combatentes (junto ao posto da GNR do Cadaval), Homenagem aos Combatentes do Concelho, atividade que tem constituído ponto de honra na celebração da efeméride por parte do Município, com deposição de coroa de flores junto ao monumento aos combatentes, instalado naquele local.

As comemorações prosseguirão à tarde, a partir das 15h00, com o Encontro de Fanfarras, a acontecer na Praça da República, que reunirá as fanfarras de sete corporações de bombeiros e provenientes dos seguintes locais: Alcanena, Azambuja, Caldas da Rainha, Leiria, Peniche, S. Martinho do Porto e Cadaval. As mesmas iniciarão desfile pelas ruas da vila, mais precisamente, pelas 15h30.

De salientar que este encontro de fanfarras, promovido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, pretende assinalar os 50 anos da fanfarra dos bombeiros cadavalenses. A iniciativa, que conta com apoio da Câmara Municipal do Cadaval e Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, terminará com um jantar de confraternização, a ter lugar no quartel dos bombeiros, com distribuição de lembranças às fanfarras participantes.

Resta convidá-lo a comungar do espírito de Abril, juntando-se às comemorações! Participe!

Aceder a cartaz oficial