Diversas iniciativas pretendem perpetuar uma efeméride marcante para Portugal

Cadaval vai assinalar 43 anos do “25 de Abril” com várias atividades

19-04-2017
Cadaval vai assinalar 43 anos do “25 de Abril” com várias atividades
(Cartaz disponível ao fundo da notícia)
O Município do Cadaval promove, nos dias 21, 22, 24 e 25, um cartaz comemorativo dos 43 anos da “Revolução dos Cravos”, com atividades de cariz cultural e desportivo, entre outras iniciativas que pretendem perpetuar, na memória dos cidadãos, um momento histórico determinante para a Democracia portuguesa.

Já na próxima sexta-feira, dia 21, pelas 15h30, o grupo de formandos da Universidade Sénior do Cadaval – Clube de Artes e Saberes terá oportunidade de efetuar visita ao Forte de Peniche, onde funcionou, durante o chamado Estado Novo, uma prisão política albergando vários opositores do regime ditatorial vigente antes de eclodir a revolução.

No mesmo dia, pelas 20h45, o Grupo Vilar a Cantar levará ao auditório municipal um pequeno repertório intitulado “Canções de Abril”.

Para sábado, dia 22, o cartaz das celebrações contempla, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, Inauguração da Exposição “Murais artísticos de Abril”, coleção de Maria da Conceição Neuphart.

Maria da Conceição Neuparth (1926-2006) recolheu, dos tempos que se seguiram à "Revolução dos Cravos", inúmeras imagens, nomeadamente das pinturas murais que encheram as ruas, de norte a sul do país. Aquele seu acervo está hoje guardado no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

A biblioteca cadavalense recebe, assim, uma seleção daquele importante espólio, que fica patente ao público até 5 de maio.

No dia 24, pelas 10h45 e especialmente direcionado aos alunos do 9.º ano de escolaridade, acontece, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, a iniciativa “Histórias de Abril na primeira pessoa”, com a intervenção de Conceição Matos e Domingos Abrantes (ex-presos políticos do tempo da ditadura portuguesa).

Palestra "As mulheres e o poder local" em foco dia 25

Por seu turno, no dia 25, pelas 9h45, junto ao edifício dos Paços do Concelho, acontece o solene Hastear da Bandeira, na presença das entidades oficiais do concelho e com a participação musical da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Pragança.

Pelas 10h30, regressa à vila a tradicional Prova de Velocidade de Atletismo Infantil, a acontecer na Rua Nª Sra. da Conceição, junto à CMC, a exemplo do passado ano. A atividade volta a envolver crianças dos 6 aos 13 anos (cujas inscrições decorreram nas escolas) e dará lugar a medalhas, quer de participação quer aos três primeiros de cada escalão, por seu turno a serem entregues pelo meio-dia.

Cerca das 10h45 seguir-se-á, no auditório dos Paços do Concelho, a Palestra “As mulheres e o poder Local”, que contará com intervenções de Maria João Botelho (ex-presidente de Câmara) e Fátima Paz (ex-presidente de Junta). A moderação estará a cargo de Ricardo Miguel, membro da Assembleia Municipal do Cadaval e elemento coorganizador das comemorações deste ano, em parceria com a Câmara Municipal.

Como tem sido habitual, desde a criação do monumento aos combatentes em 2013, o Município volta, pelas 12h15, a prestar Homenagem aos Combatentes do Concelho, no designado Jardim dos Combatentes (junto ao Posto da GNR Cadaval), com sessão solene que inclui deposição de coroa de flores.

Para a tarde festiva, cerca das 15h00, o programa reserva Concerto pela Orquestra Juvenil/Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, a ter lugar no Cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval).

Junte-se às comemorações do 25 de Abril, assinalando a conquista da Liberdade em Portugal. Participe!

Aceda a cartaz oficial
Fonte: S.Com. | CMC