Inserida no projeto “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta”

Cadaval acolherá caminhada de sensibilização para a prevenção de incêndios

28-08-2017
Cadaval acolherá caminhada de sensibilização para a prevenção de incêndios
O Município associou-se à iniciativa nacional “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta”, acolhendo, dia 13 de setembro, pelas 17h00, na freguesia do Vilar, uma das 19 caminhadas que a organização pretende levar a cabo em áreas classificadas, nos últimos 14 dias de verão. Prevenir os incêndios e homenagear quem os combate é intuito deste projeto, que reverte para os bombeiros de cada município participante. Inscreva-se, participe!

Cabe à Associação 10 Milhões na Berma da Estrada a organização desta iniciativa, tendo por base a ideia de que muitos incêndios resultam de «desleixo e ignorância» e daí a importância das campanhas de sensibilização. São abrangidos por esta ação os concelhos de Lisboa, Sintra, Mafra, Cadaval, Porto de Mós e Leiria.

O projeto “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta” pretende, nomeadamente, contribuir para a sensibilização dos automobilistas, face ao perigo da prática de lançamento de pontas de cigarros para fora da viatura.

Homenagear todos os que combatem os incêndios florestais em Portugal é outro dos intuitos, assim como despertar consciências para o flagelo das perdas materiais (e por vezes humanas) que ocorrem nos incêndios florestais.

Por fim, criar na sociedade civil o interesse por uma maior participação no despertar das consciências para esta problemática é outra das metas do projeto.

A organização prevê que a iniciativa envolva um universo de cerca de 700 participantes que, ao longo de 14 dias, deverão realizar 19 caminhadas, percorrendo o equivalente a 8 mil quilómetros, o que corresponderá a cerca de 10 milhões de passadas.

A concretização dos 10 milhões de passadas (simbolicamente, uma passada por cada português) será levada a cabo através da realização de caminhadas em áreas classificadas, como o caso da serra de Montejunto.

A iniciativa conta, localmente, com a colaboração do Município do Cadaval e Junta de Freguesia do Vilar. A caminhada concelhia far-se-á dia 13 de setembro, pela 17h00, no Vilar, com partida da Junta de Freguesia. O percurso, que será de 7 km e dificuldade média (desnível acentuado), seguirá em direção ao Avenal, regressando pelo mesmo trajeto e com a duração prevista cerca de duas horas.

As inscrições para as caminhadas devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.10milhoes@gmail.com, indicando a caminhada pretendida. A participação implicará o pagamento da quantia de três euros, a favor dos bombeiros locais. Para mais informações, a Associação 10 Milhões na Berma da Estrada pode ser contactada pelos seguintes telefones: 963 949 884 / 967 059 325.

Participe, junte-se a esta causa!
Fonte: S.Com | CMC