Tendo como ponto alto a tradicional eleição da Rainha das Vindimas

Baile das Vindimas regressa dia 23 de setembro ao Cadaval

04-09-2017
Baile das Vindimas regressa dia 23 de setembro ao Cadaval
[+] Fotos
Regressa em setembro o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento, marcado para o serão de dia 23, terá lugar no pavilhão multiusos municipal e incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2017.

O glamoroso espetáculo insere-se na 54ª edição do Baile das Vindimas, acontecimento historicamente realizado pelos Bombeiros Voluntários do Cadaval e retomado, em 2014, pelo Clube Atlético do Cadaval, em colaboração com o município e juntas de freguesia, entre outros apoios.

Para além da eleição da Rainha das Vindimas, ponto alto do evento cadavalense, o baile compreenderá a atuação da Orquestra Royal, conjunto musical fundado em 1988, que cruza diversos géneros musicais – dixieland (anos 20), swing (anos 40), rock n’ roll (anos 60) até à música atual, tentando abranger diferentes gostos no domínio da música.

O espetáculo, marcado para dia 23 de setembro (sábado), pelas 21h30, no pavilhão multiusos municipal (junto ao campo da feira), contará, uma vez mais, com apresentação de João Carlos Costa.

Com o bilhete de entrada será distribuído um boletim de voto, que possibilitará ao público pronunciar-se quanto à escolha da Rainha das Vindimas 2017. De referir que as crianças até aos 14 anos terão acesso livre ao espetáculo.

Ainda no que toca à eleição da Rainha das Vindimas, a votação será feita da seguinte forma: 50% pela votação através de bilhete de entrada e 50% pela votação do júri. Em caso de empate entre candidatas, prevalecerá a votação deste último.

Quem desejar reserva de mesa, deve contactar o Clube Atlético do Cadaval (telefones 916 890 161 e 262 183 763 ou e-mail clubecadaval@gmail.com). O evento incluirá serviço de bar, para quem desejar.

As origens do tradicional baile

O Baile das Vindimas é uma celebração que remonta ao ano de 1958, tendo chegado a 2001 com algumas interrupções e em moldes diferentes. A sua origem assenta na celebração do final da colheita da uva, uma vez que a viticultura assumia, na época, a principal atividade agrícola do concelho.

Nessa noite festiva, os muitos convivas comparecentes trajavam a rigor e enchiam o pavilhão dos bombeiros de graciosidade e boa disposição. A animação incluía, invariavelmente, a tradicional eleição da Rainha das Vindimas, concurso que, curiosamente, na década de 70, viria a distinguir Manuela Moura Guedes, conceituada figura televisiva.

Seria o histórico baile a inspirar aquele que atualmente constitui o certame mais relevante do concelho – a “Festa das Adiafas”, que por sua vez decorrerá, este ano, de 13 a 22 de outubro, no mesmo local, numa organização do Município do Cadaval.
Fonte: S.Com | CMC