É objetivo de Anne integrar a arte na vida quotidiana

Autora residente no Cadaval expõe trabalhos em escultura, na Biblioteca Municipal

13-05-2022
© Anne Podbielski
A Biblioteca Municipal irá receber, de 16 a 30 de maio, uma mostra de escultura da autoria de Anne Podbieslski, artista atualmente residente no Cadaval. Esta atividade fica inserida no ciclo de exposições que a biblioteca se encontra a dinamizar entre os meses de fevereiro e junho. Acompanhe a iniciativa. Visite!

Anne Podbieslski cresceu em Genebra (Suiça), onde iniciou uma carreira no setor financeiro. No entanto, esse trabalho não satisfazia as suas necessidades criativas e decidiu focar-se exclusivamente na sua paixão artística – a escultura.

Atraída pela forma desde muito tenra idade, era-lhe natural esculpir à mão uma variedade de materiais – gesso, mármore, granito e alabastros, vindo depois a descobrir profundas afinidades com bronze, quer pela textura quer pela combinação de cores.

Anne considera que os seus personagens, de formas arredondadas, são uma mistura de abstração e energia positiva, sendo que Constantin Brancusi, Jacob Epstein e Henry Moore bem como as esculturas da Ilha de Páscoa (Chile) inspiraram-na fortemente, segundo a própria.

Recentemente, Anne mudou-se para Portugal, onde começou a trabalhar com artesãos locais para transformar a sua arte em utensílios domésticos intemporais. O seu objetivo é integrar a arte na vida quotidiana, permitindo que esculturas possam ser manuseadas como objetos utilitários.

Inspirada na atmosfera do seu novo país de adoção, criou então a coleção "GAÏA", através de uma paleta de brilhantes cores, quentes ou ácidas, para realçar o maravilhoso trabalho feito à mão, associando a pureza da linha à tradição da imperfeição artesanal, transformando assim cada vaso numa peça de arte única.

Conheça mais sobre a autora no respetivo site oficial, em https://www.annepodbielski.com.

Esta mostra insere-se num ciclo de cinco exposições, com duração quinzenal, a decorrerem nas salas de leitura da Biblioteca Municipal, tornando o espólio exposto parte integrante dos respetivos espaços funcionais. Esta articulação da arte com os livros pretende potenciar as visitas e o acesso à arte, de maneira fluída.

As exposições podem ser visitadas, gratuitamente, dentro do horário de funcionamento da biblioteca: segunda a sexta, 10h/18h, e ao sábado, 10h/13h, com encerramento ao domingo.
Visite!

• ORÇAMENTO