Serão asseguradas todas as condições de segurança

42ª Colheita de Sangue incluirá campanha de recolha de medula a favor do DJ Magazino

10-07-2020
© DR
O Município promove dia 18 de julho (sábado), entre as 09h00 e as 13h00, a 42ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Esta sessão contará, também, com uma campanha de inscrição de dadores de medula óssea, com enfoque em ajudar o músico português DJ Magazino a recuperar de uma leucemia. Participe, venha dar sangue!

A 42ª Colheita de Sangue do Cadaval trata-se de uma parceria da Câmara Municipal do Cadaval com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Podem dar sangue pessoas com saúde e hábitos de vida saudáveis, dos 18 aos 65 anos e peso igual ou superior a 50kg. Numa primeira dádiva, o limite etário é de 60 anos.

Refira-se que o Município promove, anualmente, três campanhas de dádiva de Sangue, nos meses de março, julho e novembro. Na última colheita realizada, a 14 de março (no início do surto de Covid-19), verificaram-se apenas 17 inscrições, das quais resultaram 14 dádivas. Foram ainda, na primeira triagem (motivada pelo coronavírus) remetidos para nova sessão 10 potenciais dadores de sangue. A todos, o Município agradece a gentileza.

De referir ainda que a colheita é efetuada com todas as regras de segurança. Venha dar sangue, ajudando assim os hospitais a salvar vidas. Participe!

Campanha de inscrição para dadores de medula óssea

Esta sessão no Cadaval incluirá uma campanha de recolha de medula óssea para ajudar o DJ Magazino (Luís Costa), músico português a quem, no final de 2019, foi diagnosticada uma leucemia crónica.

Desde essa altura que o músico está a fazer tratamentos de quimioterapia, para vencer a doença, no Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa.

Dias depois de estar internado no IPO, o artista descobriu que tinha sido infetado com o novo coronavírus, ficando com a saúde mais debilitada.

Foi nesse sentido que os amigos de Magazino lançaram uma campanha nacional de recolha de medula óssea, a qual chega agora ao Cadaval.

A inscrição no banco de dadores é feita através de uma pequena recolha de sangue. Mas para ajudar tem de ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,50 metros, ser saudável e nunca ter recebido transfusões depois de 1980.

Vídeo Promocional - Dê Sangue! (Fonte: IPST)