A prova, realizada nos dias 28 e 29 de junho, desenrolou-se, de acordo com a organização, «num esquema de dois dias, que passou pela realização de uma “Super Especial” no sábado à noite, que, entre outros atrativos, contou com um show de acrobacia aérea e três classificativas no domingo, onde estavam contempladas três passagens pelo mítico troço de Montejunto.»
O Montejunto Rally Clube (MRC) refere ter montado um esquema de prova que permitiu, ao comum espetador, ver cinco Provas Especiais de Classificação (PEC’s) no mesmo dia. Assistiu à prova Joaquim Capelo, diretor-geral da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
O MRC contou, no terreno, com um “staff” de mais de 100 elementos em toda a extensão do troço, cerca de 40 bombeiros, uma equipa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha e outra da Associação Mutualista do Vilar, entre diversos meios materiais de socorro.
Demonstrando a preocupação que o MRC teve com os detalhes organizativos, Pedro Silva, presidente da direção, adianta: «após a passagem do último concorrente no troço de Montejunto, já uma viatura da organização efetuava a limpeza de todo o material usado para delimitar as zonas de público, para que, dessa forma, todo o impacto da prova fosse minorado o mais possível, tanto para a natureza bem como para a população das zonas abrangidas.»
Desportivamente, o 2.º Rali do Oeste (que teve como um dos seus maiores atrativos a presença de Rui Madeira) foi vencido pela dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso, que vingou o Rali Vidreiro (onde tinha perdido o triunfo na última “Especial”).
«Uma prova que ficou ainda marcada por algumas saídas de estrada e avarias que acabaram por se refletir no final, com um número de pilotos mais reduzido que o desejado», acrescenta Pedro Silva.
A Classificação final, e de cada PEC, pode ser consultada em www.rallydooeste.com
O Montejunto Rally Clube destaca, na realização do evento, o apoio da Câmara Municipal do Cadaval bem como das juntas de freguesia de Cadaval/Pero Moniz, Lamas, Vilar e Peral, referindo ainda o patrocínio “Intermarché do Cadaval”. Aproveita ainda para agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, colaboraram com a prova, contribuindo para o seu sucesso.
Fora do Rali do Oeste e mais recentemente, a 6 de julho, Carlos Valentim, piloto Cadavalense, que corre com as cores do MRC, venceu (com o parceiro Joaquim Teixeira) a 4ª prova do "Troféu Rally Regional do Centro", realizada em Tábua.